O evento contou com a participação de UPAs (União Presbiteriana de Adolescentes) de diversas partes do Brasil e também de suas lideranças, além da diretoria nacional e do Secretário Geral, Rev. Haveraldo Vargas Jr.
Durante o Naupa diversos preletores fizeram-se presentes, como o Rev. Marcelo Gualbelto, pastor da Presbiteriana central de Belo Horizonte (MG), mis. Leninha Maia, da IP do Rio de Janeiro, Rev. Hernandes D. Lopes, Pastor da Primeira IP de Vitória (ES), Rev. Roberto Brasileiro, Presidente do Supremo Concílio da IPB, e Rev. Haveraldo Vargas Jr.
Desde a chegada ao congresso os adolescentes compartilharam da mesma expectativa e do mesmo ideal de servir ao Senhor durante aquela semana. Gírias se misturavam num cenário de grande animação apesar do cansaço da viagem.
As programações diárias foram intensas. Oficinas, devocionais, palestras, jantares temáticos (UPA Esporte Clube, Eu sou Missionário e a Noite do Oscar) e muito lazer marcaram os dias do Naupa. Para quem foi nomeado delegado houve também o tempo para análise das atividades e eleição da nova diretoria.
OFICINAS DE TREINAMENTO
Durante as tarde os adolescentes participaram de oficinas de trabalho sob os temas “Sede de Justiça, Vale a Pena Esperar, Turma do Consolo, Alunos de Cristo e Pé na Estrada”.
Em “Sede de Justiça”, cujo preletor foi Rev. Carlos Eduardo Aranha Filho, os adolescentes foram despertados para a realização de projetos sociais e incentivados a fazer a diferença para criar, solucionar e transformar a realidade através do poder de Deus.
A proposta da oficina “Vale a Pena Esperar”, apresentada pela missionária Leninha Maia, era a conscientização dos princípios cristãos para a sexualidade e fortalecer os adolescentes em suas decisões na área sexual.
Na “Turma do Consolo”, liderada por Chrystine Viana, os presentes aprenderam um pouco mais sobre a ministração da Palavra de Deus nas visitas a hospitais, orfanatos, creches, asilos, ocasiões em que o consolo divino é derramado em muitos corações..
Já em “Alunos de Cristo”, proferida por Wendel Pimentel, o desafio foi a evangelização em escolas, bem como nos mais variados ambientes educacionais.
Finalmente, a oficina “Pé na Estrada”, exposta pelo Rev. Deivison, apresentou um programa missionário e de envolvimento no Reino de Deus. O programa possibilitou que os adolescentes conhecessem a amplitude do Reino fora da Igreja local, na busca de crescimento espiritual e social, além do oferecimento da solidariedade.
ANJOS
Para o bom funcionamento e cumprimento de todo o cronograma, os anjos (jovens que participam do congresso como orientadores, acordam muito cedo ou viram madrugadas para cuidar de cada adolescente e orientá-los) trabalhavam para assegurar a vida de cada congressista e a ordem das atividades.
O diac. André Rosa comandou essa equipe de forma brilhante e inspiradora, tanto que ao final do congresso ouviram-se vários comentários de adolescentes que expressavam o desejo de atuar como voluntários, cuja missão baseia-se na passagem de Sl 91.11: “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”.
CULTO DAS LUZES
O "Culto das Luzes" é o acontecimento que marca a união da antiga diretoria com a nova que está chegando, é a solidariedade e apoio para que em quatro anos seja feito um trabalho de muito empenho por todo o país.
Cada pessoa presente neste dia recebeu uma vela ao entrar no auditório, as quais foram acendidas quando todas as luzes se apagaram. O gesto simbólico de uma pessoa acender a vela da outra simbolizou a mensagem do evangelho compartilhada com o próximo, levando assim a luz de Cristo ao mundo que vive em trevas.
MARCHA EVANGELÍSTICA
A Marcha Evangelística é um marco oficial de todas as edições do Naupa. A cada quatro anos os adolescentes marcham pelas ruas da cidade de Guarapari, propagando a palavra do Senhor e alcançando cada pessoa, casa e estabelecimento por onde passam.
A marcha sai do SESC e prossegue até a orla da praia, retornando em seguida para o local do congresso. Esse é também o dia em que se inaugura a camisa oficial da edição atual do Naupa.
DEPOIMENTOS
“Estou passando por aqui para contar como foram os cinco melhores dias da vida de um adolescente. Primeiramente o NAUPA encanta a todos por causa dos louvores e pregações, que verdadeiramente toca os nossos corações...
Em segundo lugar, coisas maravilhosas acontecem por lá. Agradeço a Deus pela equipe que foi eleita. Deus separa sempre o de melhor para as nossas vidas. E quando menos esperamos, acontece e assim foi comigo, eu não imaginava que eu ia pro NAUPA e de repente lá estava eu.
Posso dizer para todos que verdadeiramente sai mais apaixonada por Deus!
Cada momento vivido ali dentro é único.
Resumindo, agora sou presidente da CNA, e quero dar o meu melhor para Deus. Quero que essa CNA possa incendiar o Brasil com o evangelho do Senhor!”
Gabriela Castro Freire,
Presidente da CNA
“O NAUPA 2010 foi INCRIVEL! É lindo ver tanto adolescente adorando a Deus de todo o coração. O NAUPA serviu bastante pra incendiar os corações daquelas pessoas pra obra de Cristo, cada um ali com certeza voltou pra casa com o espírito incomodado para fazer a Obra de Deus, Quantas conversões tivemos ali, a obra de Deus foi realmente realizada lá. 2014 espero ver o resultado de cada chama missionária que se levantou ali e agradecer a Deus que existe adolescentes que realmente buscam, que são íntegros na palavra de Deus, e atenderam o chamado de ‘incendiar’ o Brasil!”
Felipe Gomes da Silva,
Tesoureiro da CNA:
PARTICIPAÇÕES
O congresso contou com a presença do rev. Roberto Brasileiro, Presidente do SC, e do presb. Renato Piragibe, Tesoureiro do SC.
A diretoria da Confederação Nacional de Adolescentes 2006-2010, que transmitiu a liderança do trabalho a outros adolescentes, era assim composta: Milson Ribeiro, Mariana dos Anjos, Tassio Baliza, Danilo Baliza, Helder Maciel, Priscila Matias, Franklin Valentin, Thiago Cavalcanti, Letícia Laviola e Isabela Guerra, sob a orientação do Secretário Geral, rev Haveraldo Vargas Jr.
Já a nova diretoria (gestão 2010-2014) ficou formada da seguinte maneira:
Presidente: Gabriela Castro, de Taguatinga (DF)
Secretária Executiva: Thais Carvalho, de Barra Mansa (RJ)
Vice Presidente Norte: Pedro Segóbia, de Presidente Médici (RO)
Vice Presidente Nordeste: Tiago Gomes, de Vitória da Conquista (BA)
Vice Presidente Centro Oeste: Hélio Marcos Pereira, de Riacho Fundo (DF)
Vice Presidente Sudeste: Patrick Louback, de Nova Iguaçu (RJ)
Vice Presidente Sul: André Souza Nascimento, de Maringá (PR)
Primeiro Secretário: Isaque Vargas, de Bom Jesus de Itabapoana (RJ)
Segunda Secretária: Patrícia Fonseca, de Barra de São Francisco (ES)
Tesoureiro: Filipe Gomes, de Anápolis (GO).
O próximo Naupa deve acontecer no ano de 2014. Confira fotos Da edição 2010 Clicando Aqui .
Conheça mais os trabalhos da UPA em http://www.upa.org.br/
Como também o Twitter oficial da IPB em www.twitter.com/portalipb |